-
Arquitetos: RAWI Arquitetura + Design
- Área: 80 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Juliana Deeke
-
Fabricantes: Averaldo Decorações, Botteh, Casa Franceza, Color Mix, Colormix, Dalle Piage, Deca, Doka, Dpot Objetos, Estar Móveis, Kimi Nii, LS selection, Linear, Lumini, Marcenaria Novaes Ferreira, Mekal, Mont Blanc, Pialplus, REKA, Serralheria artística, +4
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento duas cores está localizado na zona sul da cidade de São Paulo, em uma zona urbana mista de alta densidade, é rodeado por prédios novos e das décadas anteriores. Situado em um edifício recém construído, o apartamento possuía uma planta arquitetônica tradicional que foi redesenhada, para um casal apaixonado por arte, numa estética contemporânea.
Alguns quadros de artistas brasileiros ditaram as formas e cores do projeto de arquitetura de interiores. As obras pré existentes do cliente foram interpretadas no projeto e daí que surgiram as cores e o fundo branco. O azul e o rosa foram aplicados em blocos de marcenaria e revestimentos. O branco foi utilizado como base para o projeto, por meio de granilite, painel laqueado, aço, mármore, entre outros.
Além do uso das cores e das formas geométricas, que além de se comporem com os quadros se integram com o cinza da cidade, outros importantes elementos do partido arquitetônico foram a integração e a mimetização por meio de painéis de marcenaria.
No projeto, varanda, sala e cozinha formam um espaço único e se integram com o escritório (que também pode ser revertido em quarto de hóspedes por intermédio do sofá cama) e lavanderia por meio de painéis articulados e de correr. O painel atrás do sofá é o único elemento que de fato separa o escritório da sala, assim como a lavanderia pode ficar totalmente aberta para a área social. Na outra versão, com os painéis fechados, escritório e lavanderia se separam do restante.
Os clientes queriam que o apartamento fosse funcional e acolhesse as suas obras de arte. As obras não seriam fixas, portanto poderiam ser realocadas ao longo do tempo. Assim, na frente do armário da adega e que esconde a condensadora de ar condicionado, foram pendurados dois quadros num trilho que permite ajustes de dimensões. Os quadros do hall de entrada foram compostos por último.
Outros elementos que são destaque no projeto: a janela circular do banho da suíte, que permite a entrada da luz natural através do dormitório; a mesa de jantar em balanço, que foi sustentado por uma estrutura metálica oculta que vem desde o contrapiso; e a cabeceira em serralheria, que não encosta no piso e sobrepõe o granilite aplicado na parte baixa da parede.
O contraste entre a arquitetura de interiores, as obras de arte e a vista do prédio provoca a contemplação.